Montes Claros Noticia

Indução de chuva na barragem de Juramento teve 51% de eficiência, diz Copasa

Indução de chuva na barragem de Juramento teve 51% de eficiência, diz Copasa

Projeto durou quatro meses e custou R$ 1.291.000; capacidade de volume da barragem de Juramento subiu aproximadamente 15% em 55 voos.

Indução de chuva na barragem de Juramento teve 51% de eficiência, diz Copasa

Indução de chuva na barragem de Juramento teve 51% de eficiência, diz Copasa

O procedimento de indução de chuva realizado pela Copasa na região da bacia da barragem de Juramento teve 51% de eficiência, de acordo com a companhia de saneamento. Durante os quatro meses do projeto, de 11 de janeiro à 11 de maio, 40 chuvas foram induzidas em 55 voos. Os dados foram atualizados pela Superintendência de Meio Ambiente da Copasa  nesta sexta-feira (6).

“O procedimento, como já foi divulgado, consistiu em lançamentos de gotículas de água potável, sem qualquer aglutinante químico, diretamente em nuvens já propícias para a chuva. Então, durante estes voos, foram feitas 77 semeações, ou seja, 77 aspersões de gotículas. Não foi possível aferir a quantidade de chuva artificial que caiu durante o processo já que o raio de abrangência foi de mais de 1000 quilômetros quadrados”, explicou o superintendente da Copasa, Nelson Guimarães.

A indução de chuva aconteceu depois que a Copasa avaliou a situação do nível da barragem como crítica. A barragem de Juramento tem 7 km² de espelho d’água e pode atingir até 30 metros de profundidade quando cheia. No início do projeto, a barragem estava com aproximadamente 22% da sua capacidade de volume. Atualmente, depois das induções das chuvas artificiais e também das chuvas naturais, a capacidade do reservatório subiu para 36,7%, um dos melhores índices desde 2015.

“O resultado está dentro da expectativa que tínhamos em potencializar a indução no período chuvoso. Mas apesar da recuperação do nível da reserva, o volume ainda é baixo. Por isso, vamos manter o rodízio de 48h em Montes Claros porque sabemos que enfrentamos um período seco” detalhou.

Além da bacia de Juramento, parte da bacia do Rio Verde Grande também foi beneficiada com as induções de chuva. Durante o projeto de indução de chuva, a captação sazonal na bacia Verde Grande operou com uma vazão media de 120 litros por segundo. Já a reserva de Juramento, opera com vazão de 193 litros por segundos. A empresa ainda aguarda a conclusão das obras no Rio Pacuí prevista para agosto de 2018. Não há previsão de uma nova utilização do avião na barragem.

Informações técnicas

Indução de chuva na barragem de Juramento teve 51% de eficiência, diz Copasa

O modelo de avião utilizado na indução das chuvas foi um bimotor de fabricação nacional. Durante os quatro meses de projeto, foram feitas 67 horas e 57 minutos de vôos na região com um Seneca II. A empresa responsável pelo procedimento utilizou uma estação meteorológica que foi montada no aeroporto de Montes Claros e câmeras instaladas na região de Juramento e entorno para monitoramento das condições climáticas. A Modclima venceu a licitação com um custo de operacionalização de R$ 1.291.000.

Comentários
Exit mobile version