Combate à poluição sonora e outros crimes ambientais passará a ser realizado 24 horas por dia em Montes Claros

0

Combate à poluição sonora e outros crimes ambientais passará a ser realizado 24 horas por dia em Montes Claros. Os guardas municipais do Grupamento Tático Ambiental, serão responsáveis por essa função.

Os guardas municipais do Grupamento Tático Ambiental, que foi implantado em julho passado, serão responsáveis por combater a poluição sonora e outros crimes ambientais 24 horas por dia em Montes Claros, antes a função deles era apenas acompanhar os fiscais ambientais, o que causava um problema, já que o Grupamento Tático Ambiental funcionava sem interrupções, e os fiscais tem carga horária de 8h por dia, com exceção das blitzes.

Os próprios guardas municipais levarão os decibelímetros a partir de agora, para medir a poluição sonora e tomar as medicas cabíveis, como por exemplo, apreender os equipamentos de som e encaminhar os responsáveis até a Delegacia.

O secretário Municipal de Defesa Social, Anderson Vasconcelos Chaves, desmentiu boatos nos bastidores políticos, de que o GTA seria desmobilizado, e anunciou que os 20 guardas e 4 inspetores farão treinamento para aprenderem a manusear os equipamentos ambientais, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ainda de acordo com o secretário, estavam ocorrendo casos de poluição sonora durante a madrugada, ou fora do horário de trabalho dos fiscais, o que impedia a realização da medição do crime ambiental. O GM que antes apenas fazia a segurança dos fiscais, agora terá autonomia para tomar as medidas legais.

A poluição sonora é causadora dos principais crimes ambientais em Montes Claros, segundo um levantamento realizado pela fiscalização ambiental, liderando todos os meses deste ano, constatados 80 casos do crime, o dobro em relação ao mesmo período do ano passado.

Como a GM passará a atuar ininterruptamente, quem quiser fazer alguma denúncia pode ligar para a Secretaria Municipal de Defesa Social ou usar o aplicativo SEMMA DENÚNCIA.

Fonte: Gazeta

Comentários
Share.

Comments are closed.