Copasa anuncia suspensão do racionamento de água nesta quinta-feira (13) em Montes Claros. A decisão foi tomada após a implantação do sistema de abastecimento do Rio Pacuí.
A Copasa anunciou a suspensão do racionamento de água nesta quinta-feira (13) em Montes Claros. A decisão foi tomada após a implantação do sistema de abastecimento do Rio Pacuí. Segundo comunicado do superintendente regional da estatal mineira, Roberto Luiz Botelho, que fez a última inspeção nas obras da adutora do Pacuí, em investimento de R$ 135 milhões, afirma que desde sábado, em caráter experimental, esse sistema está fornecendo 150 litros de água por segundo para Montes Claros, o que reforçou a quantidade para abastecer a cidade. A adutora construída na Estação de Tratamento do Pacuí, tem 90 quilômetros de extensão, que sai do município de Coração de Jesus e vai até Montes Claros, e tem a capacidade de tratar até 350 litros de água por segundo.
Desde novembro de 2015 os montes-clarenses estavam convivendo com o rodízio, após um longo período de seca que provocou a diminuição da captação de água nos rios da região. O racionamento começou com 12h de desabastecimento, passou para 22h, depois 24h, e por fim, 48h. O risco da Copasa perder a concessão do abastecimento em Montes Claros, foi um dos pontos que levaram a empresa a deixar de fazer os investimentos necessários. No ano de 2014, o então prefeito, Ruy Muniz, tentou licitar a concessão de água e esgoto por mais 30 anos, o que não ocorreu porque o Tribunal de Contas de Minas Gerais embargou o processo licitatório.
Mesmo com o fim do rodízio, a Copasa alerta para que a população continue fazendo uso da água de forma consciente, principalmente em períodos de estiagem.