Professora do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) é denunciada por injúria racial em Montes Claros. O boletim de ocorrência foi registrado por um aluno, e o caso será investigado. Segundo o IFNMG, a professora é concursada e já foi denunciada pelo mesmo crime no ano passado.
Uma professora de curso técnico do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) em Montes Claros, terá sua conduta apurada após um aluno do terceiro ano do Curso Técnico de Informática registrar um boletim de ocorrência por injúria racial, e procurar a coordenação do curso integrado ao Ensino Médio.
Segundo o Diretor Geral do Campus, a professora é concursada e já foi denunciada pelo mesmo crime no ano passado. Foi instaurado no início dessa quarta-feira (15) o processo administrativo para investigar a denúncia.
O boletim de ocorrência foi registrado na quinta-feira (9). Segundo relatos, os alunos estariam decidindo qual lado da quadra iriam ficar, por causa do sol, então fizeram a brincadeira de ímpar ou par, e quando o aluno negro perdeu, a professora teria dito que a natureza foi justa por ter mandado os negros para a África, onde tinha sol, e os brancos para onde não tinha sol; após isso começaram uma discussão, que envolveu também comentários políticos, os alunos confirmaram o fato para a Polícia Militar e coordenação do curso.
No ano passado, uma sindicância também foi instaurada quando a professora foi denunciada, mas a aluna que se sentiu ofendida pelos comentários racistas, aceitou a retratação formal da professora e o caso foi encerrado.
O Instituto lamentou o ocorrido.